O que é

A Hiperidrose pode ser definida como sudorese que ultrapassa a necessidade de controle da temperatura corporal. Esta doença pode acometer as axilas, mãos e pés. Hiperidrose é um excesso desagradável de suor, em uma ou várias partes do corpo. É uma condição benigna, mas que gera intenso impacto na qualidade de vida de seus portadores. É uma doença comum, atinge até 1% da população. Hiperidrose axilar é o excesso de suor na região das axilas, debaixo dos braços, pode ser exclusivamente nas axilas, ou predominantemente nas axilas com outras áreas também afetadas. A transpiração excessiva nas axilas tem importante impacto na  qualidade de vida.

Na Hiperidrose Axilar (sudorese das axilas) os pacientes se queixam de roupas excessivamente molhadas, manchadas e danificadas, aspecto de má higiene, impressão de descontrole emocional e falta de adaptação aos trajes necessários para o trabalho. Pode ter causa genética, mas muitas vezes acontece por problemas hormonais, como alterações da tireoide, menopausa, além da obesidade. As aplicações da toxina botulínica é eficaz em 90% dos casos. Elas são recomendadas por não serem invasivas como as cirurgias.

Formas de tratamento

Uma das melhores opções para o tratamento da hiperidrose axilar é a Toxina Botulínica ( BOTOX). A aplicação da Toxina Botulínica na mão, na axila ou em outros locais elimina completamente o suor. O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar as suas atividades normais no mesmo dia. O Tratamento com a Toxina Botulínica não e definitivo , mas reaplicações podem ser feitas, em média a cada 6/12 meses, dependendo do caso, o que mantém a região tratada sem sudorese.

Dúvidas

Por que há pessoas que transpiram mais do que as outras? A produção de suor é regulada por estímulos variados, como temperatura alta, exercício físico e estresse. Também aumenta em doenças infecciosas e inflamatórias, por causa da febre. Estes mecanismos são individuais e influenciados pela genética de cada organismo.

A alimentação pode influenciar no odor do suor? Há alimentos “proibidos”? A alimentação não influencia diretamente na produção do suor, porém alimentos que favorecem o aumento da temperatura do corpo aumentam o suor. O suor, no entanto, pode ter cheiro forte por causa de alguns alimentos fortes (cebola, alho etc).

Homens suam mais do que as mulheres? Em geral, os homens suam praticamente igual às mulheres, mas há predominância do cheiro mais forte pois, como não depilam as axilas, as bactérias proliferam mais.

Tratamentos para Botox em Axilas, Mãos e Pés (Sudorese)