TRATAMENTO DE ACNE ATIVA

[abrebox]

Sobre

O tratamento da acne  deve ser dividido em 2 fases:

• Fase aguda (ATIVA)
  • Fase residual – manchas superficiais e cicatrizes

O tratamento da acne aguda deve ser realizado através de medicamentos tópicos (uso de sabonetes anti oleosidade, protetor solar e produtos específicos para o combate da acne de uso noturno), podendo ser associado a medicamentos sistêmicos como antibióticos, uso de anticoncepcional para mulheres com alterações hormonais e uso de isotretinoína via oral (Roacutan), nos casos de acne mais intensa.

[fechabox]

[abrebox]

Dúvidas

Qual a diferença entre a acne na adolescência e na fase adulta? Do ponto de vista clínico, nenhuma, já que as lesões são muito semelhantes. No entanto, a acne na adolescência é auto-limitada, ou seja, ao redor da terceira década tende a curar, sendo sua causa a condição genética propriamente dita. Já a acne adulta, é uma condição que, geralmente, é associada às questões hormonais, principalmente, alterações hormonais ovarianas, só se resolvendo mediante ao tratamento desta causa.

Quais são os graus de acne?
São 5 graus:
grau 1 – comedoniano: quando há o predomínio de cravos)
grau 2 – pápulo-pustulosa; quando predomina pontos vermelhos e de pus
grau 3 – cística: quando há o predomínio de cistos
grau 4 – conglobata: quando há cistos e ductos pustulosos que se intercomunicam
grau 5 – fulminante: quando há sintomas gerais, como febre, mal-estar e dores no corpo associados ao grau 5.

A herança genética influencia? Sim, sem dúvida. Filhos de pais com acne têm mais chances de apresentarem acne na vida que os filhos de pais sem acne.

Quem sofre mais: as mulheres ou os homens e por quê? Geralmente, as mulheres, devido à causa hormonal ovariana ser a principal causa desencadeante deste tipo de acne.

O excesso de maquiagem pode levar à formação de espinhas? Sim, principalmente naqueles que já têm tendência à acne, pois fecha mais os poros, diminuindo a excreção do sebo.

O que a mulher com acne deve evitar? O que acentua ainda mais o problema ou pode desencadeá-lo? O uso de anticoncepcionais que não sejam específicos para o público de mulheres portadoras de acne.

Quais as recomendações (dicas para lavar, proteger e hidratar a pele) para que o tratamento seja mais eficaz (especialmente no caso de uso de cremes e pomadas)?  Este deve ser prescrito pelo dermatologista, no ato de se indicar um tratamento, para que o uso seja compatível com os produtos indicados e, também, com o tipo de pele de cada um.

[fechabox]

Nossas Unidades

Clique sobre a unidade abaixo para visualizar o mapa.

Unidade Eldorado

Av. João César de Oliveira, 2.600